ANODIZAÇÃO

“A imagem do alumínio é definida e fixada pelo acabamento aplicado sobre sua superfície”. Essa afirmativa é determinante na constatação da importância dos processos empregados para essa finalidade. A Anodização é o processo que determinará características protetoras e decorativas na superfície do material.

Para que possamos entender um pouco mais sobre esse importante método de tratamento, iremos explicitar os processos que compõem esta prática. O Processo de Anodização é composto por uma série de estágios básico, comuns a todos os tipos de anodização, sendo que adquire uma característica própria que identifica o tipo de acabamento. Nosso tipo de anodização diz respeito a Construção Civil, desta forma, passamos por 6 processos básicos:

A primeira etapa é a Preparação Mecânica, que será responsável pelo conserto de eventuais falhas do material ou, simplesmente, predestinada a melhorar seu aspecto. As formas de preparação mecânica utilizadas pela empresa são o lixamento, o polimento mecânico e a decapagem

Em segundo lugar, o Enganchamento. Essa etapa consiste em fixar os perfis nas gancheiras de alumínio ou titânio, de tal maneira que as áreas de contato não fiquem localizadas em pontos críticos da superfície de trabalho. Esse contato entre a gancheira e o alumínio deve ser firme, para que impeça a locomoção durante o tratamento e feito de forma a permitir boa passagem de corrente elétrica.

O terceiro fator, se subdivide em três, são eles:

  • Desengraxe: Responsável pela limpeza do produto. Utiliza uma solução aquosa levemente ácida para livrar o alumínio de gorduras, óleos e outros resíduos aderentes ao metal.
  • Fosqueamento: Processo que resulta em um acabamento superficial acetinado nos perfis de alumínio para aplicação arquitetônica.
  • Neutralização: Esse processo tem como finalidade neutralizar os efeitos dos resíduos alcalinos, assim como dissolver compostos formados em decorrência das reações químicas dos elementos de liga de alumínio durante a fase de fosqueamento.

A quarta etapa, enfim, é a etapa onde faz-se, de fato, a Anodização. Esse processo químico e eletroquímico promove a formação de uma camada controlada e uniforme de óxido na superfície do alumínio.

A quinta etapa é a parte da Coloração. Essa é de suma importância, afinal, ela é quem irá fazer a diferenciação de cores. Essa etapa consiste na obtenção de uma camada anódica de óxido obtida através de soluções de ácido sulfúrico.

E por último, a Selagem, que por sua vez, é responsável por fixar e dar durabilidade a todos os outros processos.

 

    
Clique nas imagens para aumentá-la