6 de janeiro de 2015
Evite danos à sua esquadria e aumente sua durabilidade seguindo as instruções a seguir:
Não apóie escadas ou outros objetos na sua superfície; não deixe respingar sobre as esquadrias tinta, cal, ácidos, cimento ou gesso.
Caso isso aconteça, limpe imediatamente com pano úmido e logo após com flanela seca.
Limpeza e Conservação
Para que as esquadrias de alumínio se mantenham como novas, e em perfeito funcionamento, observe atentamente as seguintes observações:
1. A limpeza das esquadrias deverá ser feita com uma solução de água e detergente neutro, com auxílio de esponja ou pano macio, observando os intervalos de tempo abaixo:
no mínimo a cada 12 meses em zona urbana ou rural
no mínimo a cada 03 meses em zona maritíma ou industrial
2. Regularmente, limpe os trilhos das portas e janelas de correr, evitando assim o acumulo de poeira que com o passar do tempo pode danificar o desempenho das roldanas
3. Não usar em hipótese nenhuma fórmulas de detergentes com saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo
4. Não usar produtos ácidos ou alcalinos – sua aplicação poderá manchar a anodização e tornar a pintura opaca
5. Não utilizar objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza dos “cantinhos” de difícil acesso.
Essa operação pode ser feita com o auxílio de um pincel com cerdas macias.
6. Não usar produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, thiner, etc.).
Os derivados de petróleo possuem componentes que atraem partículas de poeira que agem como abrasivos, reduzindo em muito a vida do acabamento superficial do alumínio.
De outro lado, os derivados de petróleo podem ressecar plásticos e borrachas fazendo com que percam a sua ação vedadora.
Procedimentos para limpeza:
– para retirar poeira, passe apenas flanela ou pano macio, seco;
– para remover fuligem, limpe com água quente e seque com pano macio;
– para limpar sujeira ou detritos de pássaros, lave com água e sabão de coco, enxaguando e secando;
– para remover respingos de tinta a óleo, graxa ou massa de vedação, passe um solvente tipo Varsol;
– limpe periodicamente;
– nunca empregue qualquer tipo de palha de aço;
– após a limpeza, por qualquer dos métodos acima, é aconselhável a aplicação de uma camada de cera líquida ou removedores à base de cera;
– não se deve remover, em qualquer hipótese, as massas de vedação aparentes (mastiques elásticos) aplicadas nas esquadrias e em suas junções com o revestimento externo.
Se futuramente ocorrer, por má utilização ou limpeza inadequada, qualquer defeito de funcionamento, ligue para a firma executora das esquadrias de alumínio do edifício, que é especializada neste assunto.
Observe atentamente as canaletas entre os trilhos das portas de correr das esquadrias de alumínio, conservando-as sempre limpas e desobstruídas, a fim de evitar que o seu entupimento, em dias de chuva, provoque retorno de água e ocasione infiltrações laterais nas portas, manchando a parte inferior das paredes.
Verifique periodicamente as gaxetas e fixações, procurando oferecer sempre a manutenção adequada, objetivando manter a integridade do conjunto.
Em virtude do agressivo meio onde se encontram colocadas e das intensas variações térmicas a que são submetidas, as juntas entre as esquadrias e o revestimento externo, bem como a massa de vedação dos vidros, devem ser semestralmente revisadas com mastique elástico (massa de vedação) apropriado, a fim de se evitar infiltrações indesejáveis.
Essa massa de vedação não deverá ser removida em caso algum.
Os locais previstos para a instalação de aparelhos de ar condicionado são fechados com vedação de alumínio e vidro para evitar entrada de água de chuva.
Tenha o máximo cuidado quando da colocação do aparelho, a fim de não destruir a vedação existente.
O colocador do aparelho deve ter o cuidado de instalar um tubo extravasor da água de condensação do ar condicionado de modo que não infiltre para dentro do apartamento (na direção da esquadria)
© 2025 Dicas Aluminio | Grupo CEMV