6 de janeiro de 2015
Nos últimos anos, fatores positivos do empreendedorismo nacional vêm colaborando para a realização do desejo que atinge grande parte das pessoas: ter o negócio próprio. E a área de serralheria pode ser um ótimo negócio para iniciar sua carreira como empreendedor. Além disso, por se tratar de uma atividade específica, traz a possibilidade de trabalhar diretamente com o consumidor final, dando maior autonomia e flexibilidade.
Se você quer realizar esse sonho, acompanhe a seguir as principais etapas para ter a sua serralheria e dicas para que seja um sucesso.
O negócio
A maioria das empresas do setor de serralherias trabalha por ordem de serviços, ou seja, por encomenda, sendo que seus principais consumidores são pessoas físicas e a indústria da construção civil. É importante que você conheça muito bem a parte técnica do negócio, além de ser recomendável que a empresa trabalhe com a produção de artigos diversificados. Também é fundamental que se tenha percepção do mercado para o que se pretende fabricar. Por melhor que seja o produto, ele só será vendido se houver uma necessidade do público.
Local e estrutura
Para o funcionamento do negócio é necessário um espaço físico que permita instalar e fixar o maquinário utilizado na fabricação dos produtos e, se possível, uma sala para a administração e atendimento aos clientes, além de banheiros para os funcionários. Recomenda-se que o local tenha boa iluminação natural, dispensando o uso de luz elétrica durante o dia, o que diminui os custos fixos da empresa. Outro detalhe importante é quanto à organização da área de trabalho, que deve estar sempre limpa após o uso dos equipamentos. Também é aconselhável reservar um espaço para separação dos restos de materiais e outro para acomodar o estoque.
Funcionários
Além de treinados e possuir bons conhecimentos técnicos, os colaboradores devem ser criativos e instruídos a prestarem um bom atendimento aos clientes. Providenciar uniformes para a equipe também é importante, pois permite a identificação dos funcionários e é vantajoso para a imagem da empresa.
Equipamentos, produtos e serviços
De acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE, a atividade de serralheria compreende a fabricação de:
– Cadeados, fechaduras e guarnições; ferragens para construção, móveis, bolsas, malas; dobradiças, trincos e lâminas para chaves; conexões, joelhos, luvas e outros artefatos para encanamentos confeccionados em serralherias; e artefatos diversos de serralheria e caldeiraria leve.
Já a fabricação de esquadrias de metal compreende:
– Esquadrias de metal (portões, marcos e batentes, grades, portas metálicas onduladas, portas corta-fogo, etc.) ;
– A instalação de esquadrias metálicas quando realizada pelo próprio fabricante.
A dica é, além desses serviços, diferenciar-se do mercado e fabricar produtos alternativos, como móveis, luminárias, artigos de decoração, entre outros. Diversificar a produção ajuda e muito a conquistar novos clientes e colabora para um maior faturamento da empresa. Porém, a escolha dos produtos a serem fabricados dependerá da definição do público alvo que se pretende atingir e da região. Uma serralheria próxima a residências, por exemplo, deve procurar atender principalmente o público residencial, ao contrário de uma que está localizada perto de indústrias, atendendo, assim, as empresas da região.
Os equipamentos de segurança protegem os funcionários que trabalham com soldas e devem ser itens essenciais nas serralherias. São eles: máscara de respiração em caso de soldagens em ambientes sem ventilação, máscara com filtro contra radiação, luvas, avental, sapatos e touca de proteção.
Para você conferir a lista de ferramentas e máquinas necessárias para o funcionamento de uma serralheria, clique nos links abaixo:
Produção
As etapas do processo de produção são: medição, corte do material, montagem, acabamento, solda, pintura e colocação/instalação.
Transporte
Os produtos acabados podem ser transportados pela empresa, por terceiros ou pelo próprio consumidor. É importante que os produtos estejam seguros e protegidos contra danos no momento do transporte, para que cheguem a seu destino em perfeitas condições.
Marketing e divulgação
Para divulgar os trabalhos, a dica é elaborar um catálogo com os artigos fabricados pela serralheria, dando oportunidade para os clientes visualizarem os produtos. Também é aconselhável o desenvolvimento de um site, com informações de produtos, catálogo, local e contato da empresa.
Além dessas informações, saiba que o ramo de serralherias é definido pela alta competitividade. Por isso, boa qualidade, preços justos e conhecimento técnico são fatores que colaboram para a evolução e sucesso da empresa. Vale destacar, também, o atendimento rápido e eficaz aos clientes, assim como o cumprimento dos prazos de entrega. Siga essas dicas e bons negócios!
© 2025 Dicas Aluminio | Grupo CEMV